Chakra: místico, esotérico ou religioso?

Somos taxados de loucos, esoteristas, místicos e/ou religiosos fanáticos por querermos entender mais sobre a origem de nossas emoções e dos nossos sintomas psicossomáticos?

https://br.stockfresh.com/image/8519506/religious-fanatic-woman

Os Chakras, com a alavancagem do Reike é um dos temas mais populares na atualidade.

O Chakra é uma palavra em sânscrito que significa “roda de luz”.

O sânscrito é uma das línguas mais antigas da família Indo-europeia que emprestou ao português palavras como ioga, avatar, guru, mantra, nirvana, chakra e outras.

O sânscrito nunca foi uma língua empregada na comunicação ordinária no conjunto da sociedade, mas apenas para textos sagrados e assume popularmente o significado de:

A LINGUAGEM DOS DEUSES

As palavras do sânscrito são consideradas puras, já que através delas é possível comunicar os princípios autênticos da sabedoria.

Os próprios mantras, que são como remédio para a alma, podem ser em sânscrito.

MAS E OS CHAKRAS?

Essas rodas de luz ou chakras são vórtices energéticos que se encontram em nossos corpos.

Segundo DI Bernard:

Duplo Etérico é um invólucro energético, vibratório, luminoso, vaporoso e provisório que coexiste estruturalmente com o corpo físico e o envolve. Está ligado à doação ou exteriorização de energias, pois, no Duplo Etérico, é que se situam os Chacras ou centros de força.

– Afinal, os chacras estão corpo astral ou no corpo etérico?

Ficam no corpo astral também, e cada um deles se apresenta igualmente no corpo etérico

https://hotmart.com/product/curso-de-reike-tibetano-nivel-1

Devemos lembrar que nosso Corpo Sutis, EU, é formado por vários corpos, são eles: corpo físico, o Corpo Etérico, Corpo Astral ou Emocional, Corpo Mental Inferior ou Concreto, Corpo Mental Superior ou Abstrato, Corpo Buddhi e Corpo Átmico, podendo receber outras denominações..

Vórtices energéticos?

Baseando-se nas leis físicas, Livio Vinardi, Doutor em Ciências Físicas, engenheiro eletrônico, professor em Buenos Aires, musicólogo (toca piano), parapsicólogo, defendeu em bancas acadêmicas na sua dissertação de microondas que:

Pode-se estabelecer que todo o organismo vivo possui um corpo eletromagnético que emerge da circulação de correntes elétricas através de redes nervosas e que a tensão ou potencial elétrico alimenta todo o sistema nervoso.

Esse potencial elétrico é extremamente baixo: 0,l volt, tornando particularmente difícil a medição com instrumentos científicos, para se ter uma comparação, uma pilha elétrica, do menor tipo, produz 1,5 volt, ou seja, 15 vezes mais em potência.

Os cientistas utilizam a frequência de vibração da luz como uma referência para determinar o que é matéria e o que são as energias mais sutis.

Os vórtices são centros magnéticos que captam energia e as transmutam para nossa assimilação, transmitindo-as ao nosso corpo vital/etérico e corpo físico

Na natureza em geral, quando num ponto determinadO do espaço operam certas forças, observa-se formação de redemoinhos. Exemplo disso são as trompas marinhas, furacões (twister). São precisamente a forma dos VÓRTICES que se observam no corpo etérico do ser humano. A quantidade é enorme, quase incontável, mas variam em tamanho e importância.

Os vórtices ou centro magnético vital regem a nossa estabilidade física, intelectual, emocional e espiritual, agindo como antenas, recebendo e emitindo sinais de energia vital em pontos específicos do nosso corpo.

http://cosmoseconsciencia.blogspot.com/2012/10/vortex-ubiquidade-cosmica.html

Para alguns existem 32 desses vórtices ou chakras, e para outros até 88 mil, mas a maioria concorda sobre a existência dos sete principais, que percorrem toda a nossa coluna vertebral.

Um chakra é um vórtice de energia que roda em movimento circular dentro do corpo, em um nível vibratório.

É através dos Chakras que a matéria e as energias pranicas harmoniosamente se encontram, se entrelaçam, quando o tempo por ele mesmo não existe,

Segundo Jordan Duchnycz, os chacras são o motor elétrico da alma. Eles não só atraem como também irradiam uma energia de vibração, são a porta de entrada para elevação dos nossos níveis de consciência.

“Assim como existem órgãos e glândulas físicas que regulam o metabolismo no corpo físico, os chakras podem ser considerados órgão e glândulas energéticas que regulam o “metabolismo energético” dos corpos sutis”

A nossa saúde física e o bem-estar mental e emocional dependem da boa fluidez da energia vital através do nosso sistema energético.

“O conjunto de todos estes corpos quânticos é também conhecido como aura. Todos os corpos quânticos se interpenetram entre si e estão conectados entre si e ao corpo físico através dos chakras.”

Segundo os hindus, os chakras se encontram e fundem nas Nadis, que são caminhos invisíveis dentro do nosso organismo, funcionando como canais condutores por onde circula a nossa energia vital.

https://www.newindianexpress.com/lifestyle/spirituality/2016/dec/10/nadis-the-channels-of-life-force-1546763.html

Em sânscrito “Nad” significa emoção, fluidez e vibração. E da mesma forma que para o corpo físico os chackras são nossas glândulas energéticas, as Nadis são como as veias e artérias, fluindo livremente através do sistema para ser saudável.  

Ainda, na visão de um clarividente, as Nadis apresentam como se fossem milhares de finos filamentos de gás neon, entrecruzando o em toda sua extensão.

“No conhecimento Tântrico diz-se que há 72 mil nadis no corpo humano, sendo 14 principais dos quais Sushumna (Fogo), Ida (Lua) e Pingala (Sol) são considerados os mais importantes.”

E AGORA

Como funcionam os 7 principais Chakras e 3 Nadis?

REFERÊNCIAS

https://conceitos.com/sanscrito

https://exame.com/mundo/sanscrito-longe-de-ser-uma-lingua-morta

https://www.nova-acropole.pt/a_sanscrito.html

http://www.espiritualismo.info/chacras2.html

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-sao-chakras

https://www.metropoles.com/bela-jornada/o-poder-dos-sete-chacras-energia-vibratoria-que-alimenta-corpo-e-alma

https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina-alternativa/voce-conhece-os-corpos-sutis-que-compoe-o-seu-eu/72806

Deixe uma resposta