A VERDADE SOBRE A CRENÇA

Para Platão e Aristóteles a verdade seria a “exata correspondência” de um enunciado com a realidade da coisa por ele proferida.

https://www.coladaweb.com/filosofia/platao-x-aristoteles

Para Santo Tomás de Aquino , “a verdade é a adequação do pensamento à coisa real”, baseando-se na adequação entre o “pensamento e a realidade”.

https://guiadoestudante.abril.com.br/especiais/santo-tomas-de-aquino/

Acredito que, a verdade é uma forma ideológica, uma forma organizadora da experiência humana.

Na mesma toada, estão as crenças.

Dois homens olharam através das grades da prisão; um viu a lama, o outro as estrelas

As crenças são as convicções a respeito de algo, alguém, conceitos e fatos julgadas como verdadeiro e certo, portanto, acreditamos que a nossa verdade é a realidade enxergada por todos que compartilham do fato.

Assim, as crenças são as interpretações de nossas experiências. As crenças determinam o modo como enxergamos a nós mesmos e o mundo. É a visão a respeito do mundo e de si mesmo, estruturada em processos de pensamentos.

Nossas interpretações podem ser pautadas pela religião, educação, valores morais e éticos, família, cultura, comunidade e principalmente pelo elo emocional.

Portanto, a crença é a ideia que se considera verdadeira e à qual se dá todo o crédito, o que influencia e guia de modo consciente e principalmente inconsciente nosso comportamento.

“Uma crença, seja ela limitante ou possibilitadora, se estabelece da seguinte maneira na nossa mente. Primeiro nós pensamos, sentimos e por último comunicamos. Por exemplo, ao defender um hábito para alguém eu penso sobre ele, sinto no meu corpo sensações que se manifestam ao pensar sobre e por último comunico para uma pessoa ou um grupo de pessoas tornando aquilo real para mim”.

Ao fazer algo com excelência e maestria você está utilizando suas crenças possibilitadoras para alcançar os resultados.

A crença limitante é a ideia que pode, muitas vezes, atrapalhar o nosso desenvolvimento pessoal, já que as crenças são responsáveis por comandar e determinar nossos pensamentos, sentimentos, decisões e ações.

https://intentus.com.br/crencas-limitantes-podem-estar-sabotando-seus-sonhos-e-realizacoes/

Foque, cada ser humano é um concentrador de energia e pré-estabelece crenças que detêm vibrações. As vibrações que detemos vão atrair energias semelhantes.

https://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-que-sao-crencas

http://www.c2o.pro.br/filosofia/ar01s02.html

https://www.marxists.org/portugues/lenin/1909/empiro/10.htm

https://conceitos.com/crenca

Deixe uma resposta