Intensa melhora na qualidade de vida quando encontramos nosso PROPÓSITO

É extremamente difícil conceituar o que é qualidade de vida.

A qualidade de vida pode ser influenciada por muito fatores que vão desde saúde física, estado psicológico, relações sociais e na própria relação com o meio ambiente.

Poderíamos resumir que qualidade de vida é termos satisfação pessoal?

Nos satisfazer está relacionado com aproveitarmos o tempo de nossas vidas com atividades que gostamos e encontrarmos nosso propósito.

PROPÓSITO, TRABALHO E CARREIRA

https://www.youtube.com/watch?v=kYs4QrrBM0U

.

“O trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida, por isso, a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer algo no qual você acredita. E fazer um ótimo trabalho é a única maneira de amar o que você faz.” Steve Jobs

É possível economizar morando longe do trabalho ou dos grandes centros. Porém, quando moramos longe, temos menos tempo para nossos hobbies e para ficar com nossa família, uma vez que gastamos mais tempo no trânsito ou transporte público. Ainda, quando moramos distante dos grandes centros, ficamos mais afastados do ambiente artístico, cultural e do entretenimento em geral.

Alguns entendem que essa troca pode valer a pena, já que além de economizarmos, ainda, nossas casas poderão ser maiores, mais espaçosas e mais seguras, enquanto outros, preferem maximizar sua qualidade de vida gastando mais dinheiro para viver próximo do trabalho e cultura.

Profissionais podem preferir ter salários altos que requer jornadas exaustivas e que limitam o tempo disponível.

Porém, enquanto essa escolha aumenta consideravelmente o patrimônio, o limita as horas disponíveis para qualquer aproveitamento pessoal.

No entanto, muitos tem o aproveitamento pessoal no próprio trabalho. Por isso, a grande valia de acertamos o alvo de nossa vida profissional.

O ambiente de trabalho pode ser outro aspecto para qualidade de vida.

Alguns trabalhos requerem que os profissionais atuem sob pressão ou se exponham a riscos químicos, máquinas pesadas ou afins, provocando ao longo do tempo, possíveis consequências físicas e/ou mentais.

Trabalhos desgastantes que não satisfazem nosso propósito ferem a qualidade de vida que almejamos para nós e para nossa família.

É fundamental termos um propósito de vida, sem ele, somos menos focado, menos eficientes e frequentemente nos sentiremos cansados e estressados já que nos sentimos vazios e desalinhados com as coisas do jeito que são.

Guardar dinheiro também é uma questão que rodeia a qualidade de vida.

Neste caso, a troca envolve o sacrifício do presente para melhorar o futuro, o que pode incluir os limites imediatos de compras, viagens e entretenimento em geral.

O que lhe faz melhor, aproveitar o dia ou ter a segurança do amanhã?

“Aproveite o dia; locução usada para enfatizar a necessidade de se aproveitar o presente, o momento atual, o agora, o dia de hoje: a vida é curta, por isso, carpe diem!”

Lembre-se, satisfação pessoal não vem através de bens materiais, vem do que você faz com a sua vida e com os bens que você tem.

Claro que os bens materiais auxiliam em nosso bem-estar, mas também devemos aproveitar o que temos e não apenas sofrer pelo que pode estar faltando.

Se focarmos nossas vidas em nossas faltas, seremos infelizes e nunca estaremos satisfeitos, afinal, sempre faltará algo.

Evite comparações!!

COMO ACHAR SEU PROPÓSITO

https://dinheirama.com/5-maneiras-construir-sucesso-qualidade-de-vida/

Se você ainda não achou seu propósito, tente algo novo, algo que faça seus olhos brilharem, só não vale copiar o propósito de alguém.

Da mesma forma que felicidade é algo único, o propósito de vida é diferente de pessoa a pessoa.

E apesar de compreender que carreira não é propósito, acredito que ambos tenham que estar alinhados.

O propósito de um pode ser alimentos orgânicos e do outro, ter uma grande família.

  • Procure se entender
  • Pratique o autoconhecimento
  • Desenvolva a autoestima
  • Entenda quais atividades lhe fazem bem

Para termos qualidade de vida, temos que criar oportunidades para aproveitarmos nossos dias de maneira fluida e satisfatória. Carpe Diem!

https://www.trackinghappiness.com/life-purpose-examples

https://www.more-selfesteem.com/life_satisfaction.htm

https://www.investopedia.com/terms/q/quality-of-life.asp

https://ourworldindata.org/happiness-and-life-satisfaction

Deixe uma resposta