É extremamente difícil conceituar o que é qualidade de vida.
A qualidade de vida pode ser influenciada por muito fatores que vão desde saúde física, estado psicológico, relações sociais e na própria relação com o meio ambiente.
Poderíamos resumir que qualidade de vida é termos satisfação pessoal?
Nos satisfazer está relacionado com aproveitarmos o tempo de nossas vidas com atividades que gostamos e encontrarmos nosso propósito.
PROPÓSITO, TRABALHO E CARREIRA

.
“O trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida, por isso, a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer algo no qual você acredita. E fazer um ótimo trabalho é a única maneira de amar o que você faz.” Steve Jobs
É possível economizar morando longe do trabalho ou dos grandes centros. Porém, quando moramos longe, temos menos tempo para nossos hobbies e para ficar com nossa família, uma vez que gastamos mais tempo no trânsito ou transporte público. Ainda, quando moramos distante dos grandes centros, ficamos mais afastados do ambiente artístico, cultural e do entretenimento em geral.
Alguns entendem que essa troca pode valer a pena, já que além de economizarmos, ainda, nossas casas poderão ser maiores, mais espaçosas e mais seguras, enquanto outros, preferem maximizar sua qualidade de vida gastando mais dinheiro para viver próximo do trabalho e cultura.
Profissionais podem preferir ter salários altos que requer jornadas exaustivas e que limitam o tempo disponível.

Porém, enquanto essa escolha aumenta consideravelmente o patrimônio, o limita as horas disponíveis para qualquer aproveitamento pessoal.
No entanto, muitos tem o aproveitamento pessoal no próprio trabalho. Por isso, a grande valia de acertamos o alvo de nossa vida profissional.
O ambiente de trabalho pode ser outro aspecto para qualidade de vida.
Alguns trabalhos requerem que os profissionais atuem sob pressão ou se exponham a riscos químicos, máquinas pesadas ou afins, provocando ao longo do tempo, possíveis consequências físicas e/ou mentais.
Trabalhos desgastantes que não satisfazem nosso propósito ferem a qualidade de vida que almejamos para nós e para nossa família.

É fundamental termos um propósito de vida, sem ele, somos menos focado, menos eficientes e frequentemente nos sentiremos cansados e estressados já que nos sentimos vazios e desalinhados com as coisas do jeito que são.
Guardar dinheiro também é uma questão que rodeia a qualidade de vida.
Neste caso, a troca envolve o sacrifício do presente para melhorar o futuro, o que pode incluir os limites imediatos de compras, viagens e entretenimento em geral.
O que lhe faz melhor, aproveitar o dia ou ter a segurança do amanhã?
“Aproveite o dia; locução usada para enfatizar a necessidade de se aproveitar o presente, o momento atual, o agora, o dia de hoje: a vida é curta, por isso, carpe diem!”
Lembre-se, satisfação pessoal não vem através de bens materiais, vem do que você faz com a sua vida e com os bens que você tem.
Claro que os bens materiais auxiliam em nosso bem-estar, mas também devemos aproveitar o que temos e não apenas sofrer pelo que pode estar faltando.
Se focarmos nossas vidas em nossas faltas, seremos infelizes e nunca estaremos satisfeitos, afinal, sempre faltará algo.
Evite comparações!!
COMO ACHAR SEU PROPÓSITO

Se você ainda não achou seu propósito, tente algo novo, algo que faça seus olhos brilharem, só não vale copiar o propósito de alguém.
Da mesma forma que felicidade é algo único, o propósito de vida é diferente de pessoa a pessoa.
E apesar de compreender que carreira não é propósito, acredito que ambos tenham que estar alinhados.
O propósito de um pode ser alimentos orgânicos e do outro, ter uma grande família.
- Procure se entender
- Pratique o autoconhecimento
- Desenvolva a autoestima
- Entenda quais atividades lhe fazem bem
Para termos qualidade de vida, temos que criar oportunidades para aproveitarmos nossos dias de maneira fluida e satisfatória. Carpe Diem!
https://www.trackinghappiness.com/life-purpose-examples
https://www.more-selfesteem.com/life_satisfaction.htm