Mais de um milhão de pessoas fazem o teste de personalidade a cada ano para melhor entenderem suas relações.

https://tribunadoceara.com.br/blogs/investe-ce/2016/09/26/gomes-de-matos-sela-parceria-com-empresa-ipersonality-para-realizar-mapeamento-de-perfil-comportamental-baseado-na-metodologia-disc/

Jenna Birch,

Há uma variedade de testes para identificar os tipos de personalidade, porém cada um tem um foco primário.

Myers-Briggs examina como recebemos informações;

Enneagram identifica nossos medos;

Four Tendencies revela como lidamos com a expectativa;

DISC identifica como nós nos relacionamos com o outro, seja no trabalho, em relações pessoais e além.

A teoria DISC foi elaborada pelo psicólogo William Moulton Marston, que também inventou a Mulher Maravilha.

Baseada da teoria DISC podemos entender nosso próprio comportamento e como nos relacionamos com o mundo podendo nos ajudar a atingir os resultados desejados. O teste foi desenvolvido para que todas as pessoas pudessem ser identificadas em um dos quatro tipos de personalidade.

Algumas pessoas se identificam fortemente com seu tipo, e outras nem tanto, podendo ter traços misturados, onde um traço é o maior, mas o outro é moderadamente forte e mesmo assim influencia em sua personalidade.

Leia abaixo o que cada personalidade significa.

1 – Dominante (D)

Dominantes são ambiciosos, tenaz e motivados. Eles querem resultados, não importando o quanto custe, mesmo que precisem descarregar sentimentos no processo. O tipo D também é competitivo, direto, ousado e persuasivo. Eles parecem que não tem medo ao encarar as adversidades e são intensos, mas líderes eficazes.

Alguns do tipo D tem a influência do tipo C o que os deixam mais orientados aos detalhes, outros D podem ser influenciados pelo tipo I, fazendo com que fiquem mais sociáveis e com uma grande habilidade de conquistar amigos e resultados. O tipo S/E é considerado o oposto do dominante, então provavelmente não haverá um D com características de um S/E.

Influente (I)

Os influentes são magnéticos, entusiasmados e sociáveis. Eles sabem como fazer amigos e as pessoas tendem a achá-los carismáticos. Eles frequentemente alegram o outros e são sábios em resolver o problema dos outros e rebater argumentos.

Alguns influentes também podem ter o traço D, que os faz mais persuasivos, apaixonados e abertos a tomar riscos. Outro tipo que o influente pode ser impactado é o S/E, que o deixa mais solidário, harmonioso e acessível. O traço C é considerado o oposto do influente, então, raramente aparecerá junto ao influente.

Estável (S)

Estáveis são solidários, cuidadosos e humanos. Eles procuram ajudar antes de pensar em si mesmo, e eles estão sempre dispostos a ajudar a resolver problemas que afetam a maioria das pessoas a um problema que apenas os afetam. Eles realmente dão valor a ambientes harmoniosos e tendem a ser muito empáticos, compreensivos e são muito tolerantes as diferentes crenças e opiniões.

Alguns estáveis têm traços C que o fazem extremamente confiáveis, calmos sob pressão e racionais. O traço I influencia o estável a trazer pessoas e a colaborar em missões. O traço D é considerado o oposto dos estáveis, então, raramente aparecerá junto ao estável.

Conforme (C)

Conformes são detalhistas, baseados em fatos e precisão. Eles são de fala clara e fluente, geralmente são bem cuidadosos, se prevenindo do que falam ou façam, eles valorizam precisão, tendem a seguir instruções e são muito preocupados com ordens e regras. Este tipo tende a ser sistemático, orientado a processos e seguidor de regras.

Alguns conformes são influenciados pelos traços D, fazendo com que eles se tornem mais determinados, de pensamento rápido e assertivos. Outro traço que tende a impactar o conforme é o E/S que faz que com eles fiquem mais cooperativos e flexíveis. O traço I é considerado o oposto dos conformes, então, raramente aparecerá junto ao conforme.

Por que devemos saber nosso tipo DISC (e o do nosso parceiro, colegas e chefes)

Sabendo qual o nosso tipo e subtipo, podemos entender nossas forças e fraquezas em todas as relações, especialmente em como as pessoas podem estar nos vendo.

Se você for do tipo D e estiver interagindo com o tipo S, em um primeiro momento, vocês podem ter alguns valores e metas distintas. Você pode estar em busca de resultados enquanto o E/S estará mais preocupado se todos estão sendo ouvidos e amparados.

Um grande valor do DISC é o seu modelo que tende a capturar nosso comportamento e é um teste focado em resultado. Ou seja, a valiosos efeitos em nossas vidas.

Depois de entender seu tipo, considere como você é percebido pelo outro e entenda as divergências. Ainda, conhecendo os tipos de personalidade podemos entender os valores dos outros, o que vai contribuir e muito, para uma melhor convivência em casa, no trabalho, entre amigos e além.

Deixe uma resposta